quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Istambul - Grand Bazaar e Mercado de Especiarias

Eu não faço compras durante as minhas viagens. Esteja onde estiver o meu tempo é precioso demais para ser desperdiçado dentro de um shopping ou pulando de loja em loja.

Mas em Istambul foi diferente…Como é que eu poderia resistir ao Grand Bazaar? São 5.000 lojas distribuidas em 60 “ruas” onde são vendidas jóias, cerâmicas, tecidos, especiarias, antiguidades, e MUITOS tapetes. Além disso há vários restaurantes e cafés, onde vale a pena fazer uma pausa para o tradicional chá de maçã quentinho com o melhor baklava que eu já comi na vida... e para o meu passatempo favorito: observar as pessoas ao meu redor. Adoro!

O Grand Bazaar é como um grande labirinto onde a gente pode se perder à vontade; o segredo é lembrar o número do portão por onde se entrou (há quatro portões maiores localizados nas extremidades das duas “ruas” principais, e vários portões secundários).

Desafio mesmo é conseguir dar dois passos sem ser abordado por um vendedor querendo lhe arrastar para dentro da loja. Se você parar para dar uma olhadinha em alguma coisa ou demonstrar o mínimo interesse por qualquer produto…está perdido. Eles são danados e perguntam qual é o pais de origem dos passantes para puxar assunto. Muitos nem perguntam: se ouvem a gente falando Português já reconhecem, comecam a gritar “Brasil!” e vão tentando arrastar para dentro da loja. Essa parte é chata, chega até a ser inconveniente mesmo, mas a solução é sorrir, finjir que não está entendendo o que eles estão tentando fazer e seguir em frente (à menos que você seja daqueles que adora ficar pechinchando para comprar alguma coisa; nesse caso você provavelmente vai se diverter muito).

Mas a beleza da arquitetura do prédio tão antigo (a primeira parte do Grand Bazaar terminou de ser construída em 1461), o colorido das lojas, a variedade de produtos encanta e a gente esquece dos vendedores chatos.

                                        Loja de luminárias

                   A bandeira turca é exibida com orgulho

                      Imagina o peso desse colar de diamantes...

             Eu nunca tinha visto tanto ouro numa única vitrine

O Mercado de Especiarias é bem menor do que o Grand Bazaar, mas nem por isso menos interessante. Muito pelo contrário: ele encanta pela simplicidade e pela variedade de temperos, ervas, chás, óleos perfumados, frutas secas e muito mais. O colorido dos produtos e os diferentes aromas aguçam os sentidos. 
O mercado é muito frequentado pelos moradores locais, que circulam tanto pelas lojas quanto pelas bancas de peixes, carnes e vegetais instaladas do lado de fora do prédio. 




Eu nem sabia que existiam tantas variedades de caviar

Nos arredores do Mercado de Especiarias eu descobri uma Istambul quase sem turistas. Uma infinidade de pequenas lojas espalhadas por várias ruelas vendendo de tudo um pouco: café moído na hora, frutas secas, utensílios de cozinha, tecidos, artigos de decoração para festas. O que me atraiu mesmo não foram os produtos, mas sim a chance de observar os moradores dessa cidade fascinante em ação, entrando e saindo rapidamente de cada loja com sacolas de ingredientes que provavelmente seriam usados para preparar o jantar daquela noite.  





Nessa loja os gatinhos testam a qualidade dos tapetes e almofadas




De um lado a Europa, do outro a Ásia. Nos encontramos no próximo post para um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo. Até logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário