sábado, 13 de outubro de 2012

Senso de direção…eu não tenho

Meu senso de direção é quase inexistente. Meu marido se diverte com esse meu “defeito de fabricação” e diz que não entende como eu viajo tanto sozinha a trabalho e não me perco.

Essa história de Norte, Sul, Leste, Oeste não funciona comigo. Sabe quando a gente simplesmente não consegue absorver uma informação, quando entra por um ouvido e sai pelo outro? Pois essa sou eu se alguém tentar me ensinar a chegar à algum lugar usando os tais “pontos cardeais”. Cardeal para mim é um passarinho lindo que de vez em quando eu vejo no meu quintal. Antes do sensacional GPS me dizendo passo a passo como chegar ao meu destino a minha salvação era o Google Maps (aqui nos USA) ou o Guia Michelin (na Europa), que eu imprimia religiosamente antes de me aventurar por aí.

Moro há anos na mesma casa e sei apontar de que lado nasce o sol, porque ele banha a mesa onde fazemos as refeições com uma luz tão intensa que quase preciso de óculos escuros para tomar o café da manha. Mas não venha me perguntar se daquele lado é Leste ou Oeste porque eu não sei...

Se eu tenho que ensinar alguém a chegar à algum lugar, gosto mesmo é de me guiar por pontos de referência. “Segue a rua tal até chegar no shopping, daí dobra à direita e continua até chegar no colégio tal...”, “sobe a 24 de Outubro até chegar no Parcão.”

O problema é quando um estabelecimento fecha ou muda de nome e a única coisa que me vem à cabeca é o antigo nome da loja, farmácia ou supermercado que ficava lá naquela esquina antes da mudança. Bom, daí eu corro o risco de passar por desatualizada, ou pior de ser olhada como um dinossauro se eu puxar nomes como Hipo Incosul, Mesbla, Supermercado Dosul que serviram como ponto de referência por muitos anos da minha vida mas que hoje só existem na memória. Lembra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário