domingo, 21 de outubro de 2012

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia (pode acreditar!)


Quando decidimos viajar para Istambul uma das primeiras coisas que fiz foi ligar para a Embaixada da Turquia em Washington para confirmar o que estava listado na website deles: brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias (sim, eu tenho que chegar e re-checar tudo antes de viajar). A simpática atendente não só confirmou a informação como ainda ficou puxando assunto, perguntando que lugares pretendiamos visitar, etc. A moça sem dúvida representou muito bem o seu papel de cartão de visitas da Embaixada. 

Quando chegamos ao aeroporto internacional Ataturk, em Istambul, de longe avistamos as longas filas para passar pela imigração. Quando nos aproximamos, cartazes informavam que cidadãos de diversos países precisavam entrar na fila e pagar o equivalente a 20 dólares para obter um visto de entrada ali mesmo no guichê da imigração. Estava explicado o motivo das longas filas. Como o Brasil não estava na lista (e lembrando a conversa com a moça da Embaixada) eu imediatamente quis passar pelo burburinho e me encaminhar para o guichê dos que não precisavam de visto. Foi quando meu marido olhou para mim e disse: “…cidadãos americanos, belgas, austríacos, etc precisam de visto e brasileiros não? Não pode ser.” Resultado: como eu não estava com a menor vontade de arranjar briga depois de tantas horas de viagem, acabamos entrando na fila do visto. Não posso negar que até me diverti enquanto esperava, já que observar o comportamento das pessoas é um dos meus passatempos favoritos (e aeroportos são um lugar ótimo para ver gente exótica), mas bem que aquela hora eu já podia estar pegando as malas e procurando o motorista que nos levaria para o hotel…

Quando finalmente chegou a nossa vez e entregamos os passaportes para o oficial da imigração, ele nos olhou, abriu um imenso sorriso e exclamou em alto e bom som: “Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia! Nós adoramos os Sul-Americanos!”.  E os outros oficiais ainda exclamaram “Viva o Brasil!”

Claro que comecei a rir ali mesmo e esse episódio foi devidamente adicionado à lista “razões pelas quais os maridos devem ouvir as suas esposas”…

2 comentários:

  1. Então n precisamos de visto. Estava procurando onde tirar e me deparei com essa boa notícia .
    Ontigada por compartir essa notícia de utilidade pública .
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene. Obrigada por ler o meu blog. Estivemos na Turquia em Dezembro, 2010 e as vezes as regras de visto mudam. Eu recomendaria que tu entrasses em contato com um Consulado ou Embaixada da Turquia no pais em que tu moras para confirmar se eles ainda nao exigem visto para brasileiros. Boa viagem!

      Excluir