Quando estávamos chegando em Saint Tropez ficamos presos num engarrafamento no trânsito e demoramos praticamente 1 hora para vencer menos de 10 Km. Fiquei surpresa afinal era Setembro e achei que passado o movimento do verão a cidade estaria mais calma. Com uma boa dose de paciência finalmente conseguimos deixar o carro num estacionamento e sair para conhecer um pouco do pequeno vilarejo que Brigitte Bardot tornou internacionalmente conhecido e que hoje é destino de ricos e famosos.
Há muito glamour nos iates luxuosos ancorados na marina e nas lojas de griffes famosas espremidas nas ruazinhas estreitas, mas também há uma elegância sutil, que se faz notar nas mansões antigas com muros altos, protejendo os seus moradores das hordas de turistas que invadem a cidade diariamente.
O dia que havia começado meio nublado foi ficando ensolarado e esse foi o convite para darmos uma espiada nas badaladas praias.
A praia de Pampelonne é longa, cheia de bares e restaurantes, mas também tem lugar para quem quer simplesmente estender a toalha na areia e relaxar. A água tem uma bela cor azul-turquesa e lamentei não ter levado bíquini e toalha para curtir um pouco mais aquele lugar tão gostoso (logo eu que adoro praia!). Ah, mas pelo menos eu molhei os pés no mar...e a água nem estava fria.
Saint Tropez merecia um pouco mais de tempo, não só para curtir a praia, mas também para explorar as ruazinhas tranquilas e afastadas da marina, onde os moradores seguem a sua rotina de vida alheios ao vai e vem dos turistas que vem conhecer o seu lado glamouroso. Fica para a próxima visita...
Ramatuelle é uma gracinha de cidade encarapitada no alto da montanha há poucos quilômetros de Saint Tropez e com uma vista deslumbrante do Mar Mediterrâneo. Pequena, charmosa, um emaranhado de ruazinhas estreitas que mais parece um labirinto. Eu seria capaz de passar o dia todo perambulando por lá, tirando fotos de portas e janelas antigas e admirando a vista.
Aliás fotografar portas e janelas antigas é uma das minhas paixões; depois eu faço um post para dividir com vocês os meus achados ao longo dos últimos anos. Mas por agora fiquem com algumas imagens dessa pequena jóia do Mediterrâneo...
Bem pertinho de Ramatuelle
fica Gassin, mais uma cidadezinha linda com vista para os vinhedos e o mar.
Chegamos
lá no final do dia e encontramos poucos turistas. Difícil acreditar que
estávamos tão perto de Saint Tropez e todo aquele movimento…As casas são todas
enfeitadas com vasos de flor e jardins, um encanto, tudo perfeitinho.
Faltou
conhecer a vizinha Grimaud que também parece ser lindinha, mas estávamos tão cansados
que decidimos guardá-la para uma próxima visita com mais tempo e disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário