terça-feira, 7 de maio de 2013

Aprendendo a andar de bicicleta


A gente acha que todo mundo sabe andar de bicicleta, né? Afinal, é uma coisa que uma vez que aprende a gente nunca mais esquece, mesmo que fique muitos anos sem andar. Bem, ao que parece não é bem assim...

Hoje pela manhã eu estava dirijindo para o trabalho ouvindo a NPR (National Public Radio), que é uma estação de rádio ótima que transmite notícias nacionais e internacionais, além de matérias sobre os mais variados temas conduzidas por jornalistas inteligentes, sem as bobagens habituais dos chamados "talk shows". Dai eles começaram a falar sobre um curso para ensinar adultos a andar de bicicleta. Isso mesmo! Pensei logo "o que esse povo não inventa...". Mas assim que comecei a ouvir a reportagem me dei conta de que é uma proposta interessante.

O curso é ministrado na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C. e direcionado para adultos. A reportagem acompanhou um grupo de 20 alunos, com idades variando entre os vinte e poucos aos cinquenta e muitos. Por razões variadas eles nunca tinham aprendido a andar de bicicleta quando eram crianças, e depois com a vida adulta acabaram deixando o assunto de lado. Alguns nunca tinham se interessado, outros sempre tiveram medo de cair, outros haviam caído e se machucado e ficaram traumatizados, e por aí vai.

Para esse grupo de 20 pessoas haviam 6 instrutores, que movidos de muita paciência iam ajudando cada aluno a vencer os seus medos e se equilibrar nas bikes. Muito interessante ouvir as risadas, os gritinhos de satisfação quando finalmente conseguiam sair pedalando.

A reportagem acabou e eu fiquei imaginando aquelas pessoas pedalando pelas ruas de Washington, recuperando o tempo perdido...

Que pessoas criativas continuem “inventando moda” para ajudar outras pessoas a encontrarem satisfação em prazeres simples como andar de bicicleta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário