segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eliminando uma sacola de plástico de cada vez


Eu sempre procuro fazer a minha parte para economizar os recursos naturais, não poluir, reciclar, enfim, coisas que todos nós cidadãos educados e conscientes temos a obrigação moral de fazer. Então resolvi que a partir de agora vou dividir com vocês idéias e artigos que nos ajudem a por em prática a nossa vontade de preservar o meio ambiente. Sintam-se à vontade para dividir as suas idéias também!

Os que assim como eu vivem nos Estados Unidos sabem que aqui é o país do desperdício, em todos os aspectos. Carros enormes que consomem uma quantidade absurda de combustível, gente que usa pratos e talheres descartáveis em casa no dia-a-dia por pura preguiça de colocar a louça na máquina de lavar, sprinklers ligados para molhar a grama mesmo em dias de chuva, e por aí vai… A Europa está anos-luz à nossa frente em assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e temos muito o que aprender com os Europeus, que respeitam muito os seus limitados recursos naturais.

E foi justamente na Alemanha, em 2007, enquanto visitava um casal de amigos brasileiros muito queridos que estavam morando em Colônia (Koln) que eu aprendi a usar sacolas recicláveis. Minha amiga me convidou para ir ao super (eu sou gaúcha e gaúcho não vai ao supermercado, vai ao super...rsrsrsrs) e para minha surpresa ela abriu uma gaveta onde estavam várias sacolas de pano cuidadosamente dobradas. Achei a idéia muito interessante mas fiquei me perguntando se conseguiríamos trazer todas as compras nas sacolas que ela tinha separado para levarmos. Pois e não é que conseguimos? Aprendi que quando a gente sabe que tem um número limitado de sacolas acaba arrumando as compras dentro delas com mais cuidado do que quando usa as sacolas plásticas.

Depois de Colônia eu e meu marido continuamos a nossa viagem pela Alemanha e na nossa próxima visita ao super(mercado) eu comprei duas sacolas de pano para trazer para casa por algo em torno de 1 Euro cada.

De volta das férias eu fui toda contente para o super(mercado) com a minha novidade embaixo do braço. Ainda lembro como se fosse hoje a cara de surpresa do empacotador quando perguntou se eu queria sacola de plástico ou de papel e eu disse "Nenhuma das duas; eu trouxe as minhas próprias sacolas".

Poucos meses depois eu comecei a notar que vários estabelecimentos estavam comecando a vender sacolas reutilizáveis por algo em torno de 1 Dólar, e várias pessoas estavam aderindo a idéia. Eu até brinco que eu fui eu que lancei a moda em North Carolina, estado onde eu morava na época.

De lá para  muita coisa mudou e eu vejo cada vez mais gente levando a sua própria sacola quando vão às compras. Várias lojas vendem sacolas com bonitas estampas e em vários tamanhos e estão sempre lançando "coleções" novas. Virou moda! Tenho que ficar de olho senão acabo comprando mais sacolas só por causa da estampa (olha o desperdício...).

Eu acho que tenho umas 7 ou 8 sacolas reutilizáveis, que mantenho no carro (inclusive as que comprei na Alemanha e que me acompanham até hoje). Quando vou ao super(mercado) não tem como esquecer: elas já estão todas lá me esperando para cumprir a sua função.

Eu sei que no Brasil o pessoal usa as sacolinhas de plástico como saco de lixo, e com certeza é uma forma legal de reciclá-las. Mas da próxima vez que você for ao super(mercado) se pergunte se você realmente precisa de tantos sacos de lixo em casa. Lembre-se que cada sacolinha plástica que você deixa de levar para casa faz a diferença.

2 comentários:

  1. Bom, eu tenho minhas sacolinhas de pano tambem, mas quando chego com as compras em casa, acabo nao colocando as sacolas de volta no carro, e acabo me esquecendo na proxima ida ao supermercado. Entao, procuro retornar as sacolas plasticas ao "super". Agora eles reciclam, e esses dias empacotaram minhas compras numa sacola do Mejer, e eu estava no Kroger. Achei bem legal. Mas concordo contigo e o melhor para o meio ambiente mesmo eh levar nossa sacolinha de casa. Tomei vergonha (ou lembrei que sou esquecida) e coloquei tudo de volta no meu porta malas!!

    ResponderExcluir
  2. Cla, com certeza reciclar as sacolas de plastico ja ajuda bastante. Eu ponho as sacolas de pano de volta no carro assim que descarrego as compras, porque se deixar para depois e facil esquecer mesmo.
    Vamos continuar eliminando uma sacolinha de plastico de cada vez. Bjs.

    ResponderExcluir