terça-feira, 7 de maio de 2013

Férias em Porto Alegre

Voltei! Depois do último post eu dei uma pausa no blog para organizar a minha viagem ao Brasil para visitar minha família e amigos. Por conta dos compromissos de trabalho fiquei por lá apenas 10 dias, mas foram muito bem aproveitados.

Já que a viagem seria curta, eu e meu marido decidimos ficar exclusivamente em Porto Alegre e arredores, dedicando todo o nosso tempo às pessoas queridas das quais sentimos tanta falta. Obviamente não conseguimos encontrar todos que gostaríamos, pois para atingir esse objetivo nossos dias teriam que ter muito mais do que 24 horas...

Eu nunca tinha viajado para Porto Alegre em Abril e tive uma grata surpresa pois consegui adquirir uma passagem aérea Detroit/São Paulo/Porto Alegre com um preço bem em conta e outra usando milhas acumuladas (vou escrever um post com dicas sobre como acumular milhas com companhias aéreas e a melhor forma de usá-las).

Eu estava anciosa para curtir um calorzinho por lá, afinal, o calendário insistia em dizer que a primavera já havia chegado aqui em Toledo, mas as temperaturas ainda estavam mais para inverno do que qualquer outra coisa. No entanto, fiquei aliviada com as temperaturas amenas com que fomos presenteados durante a nossa estada na cidade, que no verão é conhecida como "Forno Alegre".

Haviam MUITAS atividades, visitas, passeios e comilanças para serem encaixados num espaço de poucos dias. Não foi fácil, mas aí vai uma lista de algumas coisas que eu não poderia ter deixado de fazer:

1) Passar uma noite em Canela, tomar aquele super café da manhã de hotel da serra gaúcha, passear pelas ruas cada vez mais lindas, limpas e bem cuidadas de Gramado e Canela, comer sequência de fondue (queijo, carne e chocolate), comer rodízio de galeto com massas (eu avisei sobre as comilancas...), caminhar mais um pouco para gastar uma fração das calorias ingeridas.

2) Caminhar pelo Brique da Redenção numa ensolarada manhã de domingo.

3) Comer "Xis", que na minha opinião e mais uma idéia que os brasileiros importaram e aperfeiçoaram (assim como a pizza). Não existe hambúrguer que consiga competir com um "Xis" feito com capricho.

4) Comer pastéis, que se juntam ao "Xis" na lista de comidas que eu amo e sinto falta.

5) Visitar a "Feira da Loucura por Sapatos" no parque de exposições da FENAC em Novo Hamburgo. Só quem AMA sapatos entende porque eu não poderia perder um evento desses. Eu tive o privilégio de visitar numa terça-feira pela manhã, quando pouquíssimas pessoas caminhavam pelos estandes e pude experimentar todos os sapatos que gostei sem ter que disputá-los no tapa com um bando de mulheres enlouquecidas. Mas que fique registrado que me contive e só comprei dois pares!


6) Visitar alguns amigos queridos e me sentir culpada por não ter conseguido visitar outros tantos de quem sinto saudades.


7) Ir ao supermercado para comprar uma longa lista de items que depois tiveram que ser cuidadosamente espremidos dentro das malas na volta para casa. A lista inclui (mas não se limita a) biscoito recheado Bono sabor chocolate, farofa pronta, mistura para pão de queijo, doce de leite, goiabada, bombom Sonho de Valsa, Bis, cachaça, erva de chimarrão, suco de maracujá, café, chá mate Leão...e por aí vai. Depois é só ficar torcendo para o fiscal da imigração americana não implicar e resolver jogar alguma dessas preciosidades no lixo. Sacrilégio!
Não conheço nenhum brasileiro expatriado que volte para casa sem uma mala abarrotada de comidas das quais sente falta.

Faltou assistir um show ou peça no Teatro São Pedro, ver o pôr-do-sol no Guaíba, caminhar no Parcão, visitar a Arena do Grêmio, ver um filme brasileiro no cinema, ir à uma noite de autógrafos da Martha Medeiros...e a lista segue longa.

Mas a vida de expatriada é assim mesmo…A cada viagem ao Brasil tento me desdobrar em várias para ver, fazer, abraçar, comer, visitar, revisitar, resgatar, relembrar, agradar...tudo ao mesmo tempo.
Volto para casa drenada e refeita, cansada mas satisfeita, já pensando na próxima visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário